domingo, 29 de maio de 2011

Reciclagem: Asfalto Ecológico na Usina Hidroelétrica de Itaipu

Por Denise Andrade

Bons exemplos de reciclagem podem ser vistos hoje no Brasil com o uso do asfalto ecológico, um asfalto modificado feito a partir de pneus inservíveis e que seriam jogados na natureza. A usina de Itaipu, maior hidroelétrica do mundo em geração de energia, restaurou sua malha viária interna com a utilização de concreto betuminoso à quente, dosado com ligante asfáltico modificado por pó de borracha de pneus inservíveis, o ECOFLEX, fornecido pela GRECA Asfaltos, distribuidora de asfaltos, situada em Araucária/PR, pioneira na tecnologia do asfalto borracha no Brasil, e executado pela Via Venetto Construtora.

De acordo com o engenheiro, José Massaranduba, diretor técnico da GRECA,  foi um orgulho para a distribuidora fazer parte dessa ação  com forte apelo ambiental. “A contabilidade ecológica se reverte em 4.000 km de rodovias pavimentadas em nosso País, somente com a tecnologia da GRECA Asfaltos. E esse número cresce a cada dia em favor da saúde pública, livrando a população de mais focos de proliferação de mosquitos transmissores de doenças e da contaminação de nossos recursos naturais, levando em consideração que um pneu demoraria mais de 600 anos para se decompor”, explica.

No Brasil já são mais de 4,0 milhões de pneus inservíveis que a GRECA Asfaltos deu destinação nobre ao incorporá-los através de seu pó moído nos ligantes asfálticos, melhorando o seu desempenho ao invés de se transformarem em um grave passivo ambiental.

O serviço executado na usina hidroelétrica de Itaipu significou a retirada em torno de 21 mil pneus inservíveis de circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário